Novo golpe simula mensagem dos Correios sobre encomenda retida na alfândega

Consumidores que fizeram alguma compra internacional e aguardam sua entrega precisam ficar atentos. O governo federal comunicou que golpistas estão se passando pelos Correios e enviando mensagens, nas quais informam que as encomendas estão retidas na alfândega. A mensagem tem um link suspeito, que pode representar risco de invasão ou roubo de dados pessoais.

Golpes do Pix: veja como funcionam os 12 tipos mais frequentes de fraude para se proteger É golpe: bandidos oferecem Inspeção Periódica de Gás no Rio. Saiba como identificar a fraude

No comunicado, o governo esclarece que os Correios não enviam notificações por meio de e-mails, redes sociais ou aplicativos. Quem tem encomendas vindas do exterior até pode receber notificações por SMS, no entanto, é preciso fazer um cadastro no site dos Correios.

Mensagens enviadas por golpistas informam que as encomendas estão retidas na alfândega — Foto: Reprodução / Redes sociais

A entrega de encomendas importadas não é exclusividade dos Correios e pode ser realizada por outras transportadoras. Para compras internacionais recebidas via postal, o pagamento dos tributos deve ser feito somente pelo site dos Correios, no ambiente ”Minhas Importações”.

No caso de compras realizadas em plataformas que não aderiram ao programa Remessa Conforme, os Correios avisam por meio de SMS para clientes cadastrados no ambiente “Minhas Importações” ou via carta para os demais destinatários de encomenda internacional.

O governo destaca ainda que o aviso de eventual recolhimento de tributos também fica disponível no rastreamento da encomenda, no site ou no app dos Correios.

Saiba Mais:

Homem condenado pela morte da esposa e filhas culpa a amante pelo crime: ‘Jezebel’

Desfazer

Musa dos saltos ornamentais, Ingrid Oliveira viveu polêmica nas Olimpíadas 2016 e luta contra depressão

Desfazer

Após perseguir e chantagear garota de programa, militar da reserva é preso no Centro do Rio

Desfazer

Mais recente Próxima Governo federal vai recadastrar beneficiários do BPC/Loas pago pelo INSS


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *